O que é Inbound Marketing?
O revolucionário método de atração. Um conjunto de estratégias de Marketing que visam atrair clientes potenciais através de conteúdo relevante, canais digitais e marketing de permissão, de modo a oferecer a tais clientes uma incrível experiência de relacionamento.
É diferente das estratégias tradicionais de Marketing, onde o foco é pôr a mensagem da empresa a todo custo para pessoas que não estão procurando pelo produto ou serviço ofertado ou que simplesmente ainda não estão prontas para adquirir tais soluções.
No Inbound Marketing o foco é construir uma base de Leads (clientes potenciais), relacionar-se com eles, educá-los gratuitamente sobre o segmento de sua empresa e assim gerar engajamento e confiança, de modo que, quando o momento da compra chegar, tal credibilidade influencie na escolha pela sua marca.
A grande sacada do Inbound Marketing é que sua empresa não corre mais atrás de clientes, mas cria todo um cenário que faz os clientes correrem atrás de sua empresa – assim transformando completos desconhecidos em fãs enlouquecidos pela sua marca.
Eduardo Oro | CEO Hardwork
Dentre as principais vantagens e benefícios do Inbound Marketing, em detrimento do Marketing Tradicional (ou Outbound Marketing), podemos destacar:
- Aumenta a visibilidade de seu negócio;
- Atrai clientes potenciais mais qualificados;
- Diminui o custo de aquisição de seus clientes;
- Gera conteúdo que educa o mercado;
- Otimiza o processo de Vendas da sua empresa;
- Mensura os resultados em tempo real;
- Traz um maior retorno sobre o investimento.
Por que muitas empresas falham ao investir em Inbound Marketing?
Anos atrás, quando o Inbound Marketing era uma completa novidade no mercado – ou ao menos quando ainda não era um método consolidado e popular -, apenas adotar essa estratégia já era sinônimo de sucesso para as empresas pioneiras.
Com o passar do tempo, seguir as etapas do método deixou de ser um diferencial e virou o requisito mínimo, um critério de entrada para qualquer empresa competitiva. Isto é, não se cogita não atrair tráfego, não gerar leads etc., só porque a concorrência saiu na frente e já os fez. Pelo contrário, só mostra que o seu negócio deve correr ainda mais.
E não que agora o mercado esteja saturado para o Inbound Marketing – longe disso: segundo pesquisas, só no Brasil há milhões de empresas (68% do mercado!) que ainda não investem nessa estratégia, ou que não o fazem de maneira efetiva.
Mas em um contexto evolutivo, correr mais significa acompanhar as tendências de mercado, adaptar-se às mudanças no comportamento dos Inbound Leads e utilizar os melhores recursos e as mais refinadas práticas do Inbound – e é aí que as empresas falham (amadorismo!).
Dentre as principais razões para uma baixa performance em Inbound Marketing, vale ressaltar:
- Estratégia fraca:
46% das empresas brasileiras consideram um grande desafio montar uma estratégia eficiente, sendo que 33% acreditam que suas estratégias não são nada eficientes; - Personas confusas:
40% geram demanda, mas sem critérios bem definidos entre Marketing e Vendas, e portanto não sabem diferenciar os contatos com maior potencial de compra; - Publicações a esmo:
66% alegam que seu maior desafio é produzir/publicar conteúdos que realmente gerem engajamento com o público; - Conteúdo raso:
E 70% admitem que pretendem investir pesado em conteúdo Inbound, do tipo que gera tráfego orgânico, leads mais qualificados e melhores oportunidades para Vendas; - Promoção cara:
Apenas 21% das empresas brasileiras extraem o máximo de retorno em mídia paga, de modo que 79% obtêm moderado, baixo ou nenhum retorno ao investirem nas principais plataformas digitais; - Ferramentas básicas:
41% utilizam ferramentas básicas de Marketing, sem integração entre elas e às vezes até manuais; menos de 10% utilizam ferramentas totalmente conectadas entre Marketing, Vendas e Pós-Vendas; - Profissionais juniores:
60% dos negócios têm entre 1 e 2 pessoas responsáveis pelo seu Marketing Digital, e sem conhecimentos específicos, sem metas compartilhadas, apenas gerenciando funções básicas; somente 7% possuem um time digital sênior; - Métricas da vaidade:
A maior parte das empresas controla apenas métricas básicas, como tráfego do site, engajamento em redes sociais e taxas de conversão do funil de Vendas; a minoria, entre 10% e 15%, controla métricas avançadas, como CAC e LTV; - Sem orientação por dados:
74% das empresas brasileiras não têm uma gestão de dados estruturada; apenas 4% são data driven, ou seja, têm acesso em tempo real as principais métricas de negócio e inteligência no uso de dados para a tomada de decisão; - Rivalidade entre Marketing e Vendas:
77% das empresas, ou não possuem nenhum critério para a qualificação e passagem de Leads entre times, ou têm e nem sempre os segue; quase metade não possuem acordo de entregas (SLA) entre Marketing e Vendas; - Clientes fantasmas:
42% das empresas não utilizam a tecnologia na gestão do processo comercial; 52% não sabem quanto tempo dura o ciclo de vendas; 75% não acompanham métricas comerciais além das mais tradicionais; - Falta de resultados:
68% do mercado brasileiro não obtêm resultados com Inbound Marketing, incluindo as empresas que não sabem usar o método de maneira eficiente e as que ainda não investem efetivamente nesta estratégia.
Como obter resultados reais com Inbound Marketing?
A fórmula do sucesso é à base de trabalho duro: desempenho excepcional para atingir resultados excepcionais! Ou seja, com a mais pura aplicação da alta performance em cada uma das etapas e dos projetos no escopo do Inbound Marketing.
Sobretudo, com a combinação das melhores práticas e recursos, de maneira sistêmica e integrada, onde todas as ações são focadas em gerar resultados a partir de orientação técnica, análise de dados e otimização de desempenho.
Da perspectiva do consumidor isso significa nada menos que obter valor genuíno ao longo de toda a sua jornada (seja ela de compra, de ativação, de uso do produto etc.) em termos de conteúdo de qualidade e experiência de relacionamento.
Já para a empresa que investe em Inbound Marketing, obter resultados reais significa construir uma verdadeira máquina de crescimento, com demanda previsível, escalável e lucrativa – isto é, geração infinita de leads, oportunidades e clientes.
Dentre as melhores práticas e recursos para o que chamamos de Inbound Marketing de Alta Performance, podemos destacar:
- Estratégia precisa:
Diretrizes, canais, processos, métricas: apenas uma estratégia sólida e bem amarrada pode trazer resultados efetivos; - Personas realistas:
“Achismos”? “Geradores de personas”? Não se pode correr o risco de investir recursos no cliente errado: só um minucioso estudo, o que inclui análise de dados e entrevistas com usuários, pode construir personas realistas; - Jornada do cliente:
Jornada de compra, de retenção, de indicação etc.: ou sua empresa produz conteúdo para educar o mercado, ou faz apenas publicação gratuita; - Conteúdo épico:
Conteúdo raso não diferencia o seu negócio da concorrência, tampouco gera clientes e fãs: só conteúdo relevante, atraente e profundo gera experiência memorável ao leitor e autoridade para sua empresa; - Promoção inteligente:
Anúncios impossíveis de serem ignorados, precisão cirúrgica em todas as configurações, campanhas de remarketing etc.: sem os hacks de alta performance nenhuma mídia paga gera os melhores resultados; - Nutrição automática:
Sem automação não há crescimento: com fluxos de nutrição bem desenhados e implementados, o seu negócio pode ganhar escala sem perder a personalização com cada cliente; - Time digital sênior:
Profissionais generalistas e/ou sem competências específicas dificilmente geram resultados consistentes: ou sua empresa investe em um time de alta performance ou se torna mais um negócio que falha em Inbound Marketing; - Oportunidades reais:
Métricas da vaidade não passam de masturbação mental: o que interessa mesmo é saber quanto custa adquirir um cliente, quanto vale cada cliente para sua empresa e quais canais trazem mais clientes; - Orientação por dados:
Tomada de decisão baseada em opiniões pode resultar em desperdício de recursos: somente com data driven marketing para detalhar métricas de negócio, investir nos canais certos e identificar as campanhas mais eficientes; - Alinhamento entre Marketing e Vendas:
Abordagem de Leads que não estão no momento certo para a compra pode diminuir drasticamente a eficiência do seu time comercial: apenas um acordo bem definido (SLA) proporciona resultados melhores e mais alinhados aos objetivos da sua empresa; - Resultados concretos:
Atrair os leads certos, engajar as melhores oportunidades, encantar todos os clientes: a única forma de não ter uma base de clientes fantasmas é adotar as melhores práticas e recursos de Inbound Marketing e Inbound Sales; - Máquina de crescimento:
Prova de canal, modelo replicável, automação e escala, otimização e maturação: não tem mágica, mas tem método. E o caminho é o trabalho duro. #GoHardworkOrGoHome!
E por que Inbound Marketing de Alta Performance para Empresas Inovadoras?
Fazer um trabalho de altíssimo nível em Inbound Marketing, para empresas que não tenham um perfil transformador e/ou um modelo de negócio escalável, é o mesmo que usar um foguete para fazer voo doméstico.
Mas como foguete não tem freio e nem ré, o foco da alta performance é para empresas inovadoras e com potencial de alto impacto que, independentemente do porte ou segmento, enfrentem grandes desafios para seu crescimento exponencial (o que inclui CAC, CCR, MRR, ARR, LTV etc).
Entendemos que são esses os negócios em que o investimento em estratégias e gestão de Inbound Marketing de Alta Performance fará toda a diferença para o sucesso em médio e longo prazos.
Afinal, construir uma verdadeira máquina de crescimento, com demanda previsível, escalável e lucrativa, não é para qualquer negócio: só para os que têm #PerfilHardwork!
Sua empresa está pronta para o Inbound Marketing de Alta Performance?
Evite os erros fatais ao adotar as melhores práticas e recursos do Inbound Marketing de Alta Performance. Fale com um consultor e descubra se a sua empresa está pronta para obter resultados reais com esse foguete!