Máquina de Crescimento: gere Demanda Previsível, Escalável e Lucrativa
Ao investir em Inbound Marketing de Alta Performance, independentemente do contexto ou microambiente, no final das contas a sua empresa está construindo uma verdadeira Máquina de Crescimento. Isto é, geração ininterrupta de leads, oportunidades, clientes e fãs.
Sobretudo, está adotando a metodologia para geração de demanda previsível, escalável e lucrativa:
- Máquina de Crescimento Previsível
Leads, oportunidades, clientes: de qual volume e/ou taxas de conversão a sua empresa precisa para bater a meta de vendas, receita e crescimento?
Com o entendimento da máquina Inbound (análise do funil, dos canais, dos processos etc.), identificando pontos de melhoria e de alavancagem, tanto é possível prever os resultados dos meses seguintes, quanto planejar ações para determiná-los.
- Máquina de Crescimento Escalável
Rede de pesquisa, rede de display, redes sociais: quanto custa para a sua empresa gerar demanda através de mídia paga? E/ou, em quanto tempo cada um desses canais de aquisição saturam a sua demanda?
Com o investimento em canais Inbound (busca orgânica, e-mail marketing, automação de marketing etc.), sem depender de ativos caros ou limitados, é possível gerar demanda através de mídia orgânica e própria, e em cima de bases que vão escalando ao longo do tempo.
- Máquina de Crescimento Lucrativa
CAC x LTV: qual é a relação entre o custo para adquirir um cliente e o valor que o mesmo gera ao longo do tempo no seu negócio? Por qual período a sua empresa suporta investir até chegar ao ponto de equilíbrio? E principalmente, qual é o lucro que cada cliente pode gerar?
Com a gestão da máquina Inbound, engajando e educando clientes sobre o seu negócio, é possível gerar lucro de três formas: diminuindo o custo de aquisição de cliente (CAC); reduzindo o tempo para recuperar o investimento (BEP); e aumentando o valor do cliente ao longo da vida dele (LTV).
Construir uma verdadeira Máquina de Crescimento: esse é o caminho para multiplicar os resultados de seu negócio e transformá-lo em um foguete!
Foguete Inbound Marketing: Full Service + High Performance + Hard Work
E no que tange a serviços de Inbound Marketing, são três os pilares para gerar resultados reais e mensuráveis com esse foguete: serviços completos e integrados; serviços de qualidade e alto desempenho; e serviços consistentes e escaláveis.
É exatamente assim que a Hardwork pode ajudar o seu negócio a decolar:
- Serviços completos e integrados (Full Service Inbound Marketing)
Do diagnóstico à implementação, da estratégia à gestão, da análise à otimização: entregamos a solução completa em Inbound Marketing!
São dezenas de serviços integrados com apenas um foco: gerar resultados efetivos para o seu negócio.
- Serviços de qualidade e alto desempenho (High Performance Inbound Marketing)
Nossa fórmula é à base de trabalho duro: desempenho excepcional para atingir resultados excepcionais!
Ou seja, é a mais pura aplicação da alta performance em cada uma das etapas e dos serviços no escopo do Inbound Marketing.
- Serviços consistentes e escaláveis (Hard Work Inbound Marketing)
Não existe “bala de prata” em Inbound Marketing!
O que oferecemos são ações de qualidade feitas em um processo consistente, com melhoria contínua e incremental, gerando crescimento exponencial ao longo do tempo. Isto é, crescimento sólido mês a mês.
Mas tão importante quanto entender os macro-benefícios de investir em Inbound Marketing (demanda previsível, escalável e lucrativa), e identificar as vantagens de contar com os melhores serviços (completos, de alto desempenho e consistentes ao longo do tempo), é conhecer as características de um processo bem definido (fases, projetos e atividades).
Veja como funciona o jeito Hardwork de fazer Inbound Marketing, testado e validado com cada um de nossos clientes, e junte-se a nós para fazermos de sua empresa mais um foguete de sucesso.
Fase 0: Diagnóstico (Assessment)
O primeiro passo para construir uma verdadeira Máquina de Crescimento é justamente descobrir se a sua empresa tem o perfil para adotar uma. Isto é o que chamamos de negócios com #PerfilHardwork!
Ou seja, empresas inovadoras e com potencial de alto impacto que, independentemente do porte ou segmento, enfrentem grandes desafios para o seu crescimento exponencial – onde um foguete Inbound Marketing fará toda a diferença para o sucesso.
Na prática, a fase de diagnóstico é um bate papo sobre:
- Nível de Maturidade em Marketing Digital:
Avaliar os canais que a sua empresa já utiliza e os projetos que já realiza, os resultados que obtém e os desafios que enfrenta, as oportunidades que vislumbra e os novos recursos que necessita etc. - Viabilidade para Investimento em Inbound Marketing:
Identificar modelo de negócio e receita, ticket médio e faturamento, cálculo reverso de Vendas, recursos para construir a Máquina de Crescimento etc. - Expectativa de Retorno sobre o Investimento:
Alinhar expectativas sobre metas financeiras, budget anual de Marketing, prazo para obter retorno sobre o investimento etc.
Conforme o sucesso do bate papo, e à medida que o diagnóstico se mostre uma real oportunidade de turbinar o seu negócio, apresentaremos uma proposta personalizada de Máquina de Crescimento que, ao ser aceita, partiremos efetivamente para sua construção.
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Fase 1: Estratégia (Onboarding)
A elaboração de uma estratégia sólida e bem amarrada é uma etapa decisiva para o seu negócio obter resultados excepcionais. Por isso, definimos com precisão quais são os melhores caminhos e como seguí-los para estruturar a sua Máquina de Crescimento.
Isto é, vamos mapear processos, definir objetivos e entrevistar clientes; estudar palavras-chave, estruturar conteúdos e arquitetar canais; alinhar a integração com Vendas e, não menos importante, determinar a mensuração de resultados e a otimização de desempenho.
Na prática, a fase de estratégia é um pacote de serviços de planejamento que inclui, mais especificamente, os seguintes projetos e atividades:
- Mapeamentos-Chave:
Analisar proposta de valor do negócio, personalizar modelos de Inbound Marketing, desenhar processo de Inbound Sales, mapear jornadas de compra do cliente etc. - Definição de Diretrizes:
Definir objetivos e resultados-chave, setar parâmetros e metas para o funil, mapear projetos e atividades, identificar desafios e recursos, elaborar cronogramas para a operação etc. - Definição de Clientes:
Identificar público alvo, definir perfil de cliente ideal e construir personas de comprador – este último através de um minucioso estudo, o que inclui análise de dados e entrevistas com usuários. - Estratégia de Palavras-Chave:
Analisar domínio, levantar e enriquecer termos, pesquisar tópicos, definir palavras-chave etc. Outro detalhado estudo, este através de “ferramentas mágicas”, para balizar a disputa por tráfego orgânico e pago. - Estratégia de Conteúdo:
Mapear fontes e tópicos, alinhar critérios e matrizes, definir categorias e pautas, criar calendário de produção / publicação / promoção etc. Mais um rigoroso estudo, este para estruturar o coração do Inbound – o conteúdo! - Estratégia de Canais:
Elaborar manual de redação, plano de mídia, matriz de otimização, manual de alta conversão, plano de comunicação, mapa de segmentação, plano de automação etc. O mais completo dos estudos, este para o ponto mais crítico da estratégia – os canais Inbound! - Estratégia de Integração com Vendas:
Desenhar processos de qualificação de leads, pontuação de leads, rastreamento de leads, passagem de leads etc. Um verdadeiro acordo de nível de serviço (SLA) para alinhamento entre Marketing e Vendas. - Definição de Mensuração e Otimização:
Definir métricas e indicadores de desempenho por pilares, canais e projetos Inbound, e definir testes a/b por elementos e processo de otimização. Uma perita estrutura para gerar relatórios (DDM/BI) e testar otimização de conversão (CRO) na máquina Inbound.
Com a estratégia definida, e seus respectivos projetos e atividades de planejamento bem afiados, é hora de pôr a sua máquina de Marketing e Vendas para rodar. Isto é, a partir deste ponto começaremos a nutrir a operação e a gerar resultados.
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Fase 1.5: Implementação (Setup)
Mas antes de efetivamente ligar as turbinas e lançar esse foguete, há uma etapa crucial entre a estratégia e a gestão: é a fase da implementação, a famosa “azeitada na máquina”.
E no contexto de uma máquina Inbound, isso significa testar elementos e ações, aplicar modelos construídos, instalar recursos personalizados, importar, atualizar e corrigir dados, fazer configurações avançadas etc.
Em rigor, a fase de implementação é nada mais do que serviços pontuais de ativação de canais e configuração de ferramentas digitais que incluem, conforme necessário, as seguintes atividades:
- Ativação de Canais:
Testar elementos estruturais e aplicar modelos de comunicação em blog/site; instalar códigos de rastreamento em mídia paga; testar fatores de ranqueamento em seo; testar conversão em landing pages; aplicar calls-to-action em canais digitais; implementar segmentações da lista e modelos de campanha em e-mail marketing; aplicar modelos de comunicação, engajamento e conversão em mídias sociais; implementar configurações, fluxos e campanhas em automação de marketing; dentre outros. - Configuração de Ferramentas:
Conectar contas, configurar domínios, instalar códigos de monitoramento e criar perfis para software de Inbound Marketing; importar dados, mapear campos, personalizar funis e configurar probabilidades para software de gestão comercial; instalar código de acompanhamento, configurar dados de compartilhamento, integrar personalização de anúncios e demais recursos para software de web analytics; dentre outros.
Vale ressaltar ainda que, à medida do avanço da operação, novas implementações podem se fazer necessárias, tanto para ativação de canais (aplicar novos modelos, por exemplo) quanto para configuração de ferramentas digitais (configurar upgrade de planos e recursos, por exemplo).
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Fase 2: Gestão (Ongoing)
A execução de serviços completos, de alto desempenho e consistentes ao longo do tempo é mais do que uma gestão eficiente: é a própria engrenagem da máquina Inbound.
Por isso, nutrimos com trabalho duro cada canal e/ou ação desse processo para gerar resultados reais e mensuráveis com a sua Máquina de Crescimento previsível, escalável e lucrativa.
Isto é, vamos produzir conteúdo educativo, atrair tráfego orgânico e gerenciar tráfego pago; construir páginas de conversão e criar banners promocionais; nutrir relacionamentos via e-mail marketing, mídias sociais e automação de marketing; qualificar a base de leads para Vendas e, o mais importante, gerenciar o sucesso do seu foguete Inbound.
Na prática, a fase de gestão é um plano recorrente de serviços multidisciplinares que inclui, mais especificamente, os seguintes projetos e atividades:
- Produção de Conteúdo:
Produzir materiais ricos, blog posts, social posts etc. Só produção épica (conteúdo relevante, atraente e profundo) para gerar experiência memorável ao consumidor e autoridade para sua empresa. - Otimização de Páginas:
Implementar otimizações on-page, lançar promo posts, divulgar press releases, construir rede de links etc. As melhores técnicas para gerar tráfego orgânico e, consequentemente, muita economia em mídia patrocinada. - Gestão de Mídias Pagas:
Criar anúncios para rede de pesquisa, rede de display, redes sociais etc. Anúncios impossíveis de serem ignorados, com precisão cirúrgica em todas as configurações, para obter os melhores resultados pelo menor custo. - Construção de Landing Pages:
Construir landing pages, thank you pages, squeeze pages, pop-ups etc. Design 100% orientado à conversão, com promoção irresistível da oferta e formulários inteligentes, para gerar as mais altas taxas de conversão. - Criação de Calls-to-Action:
Criar banners calls-to-action para posts do blog, páginas do site, mídias sociais, anúncios etc. CTAs orientados por princípios de Marketing (tais como AIDA e gatilhos mentais), para gerar as mais altas taxas de cliques. - Gestão de E-mail Marketing:
Fazer campanhas informativas, promocionais, sazonais, comportamentais etc. E-mails segmentados, personalizados, autênticos, relevantes e consistentes, para gerar as mais desejadas taxas de abertura, clique e conversão. - Gestão de Mídias Sociais:
Publicar social posts, monitorar termos, avaliar menções, interagir com o público, promover a marca etc. Ações que nutrem relacionamentos, para gerar as mais desejadas taxas de engajamento, conversão e retenção. - Automação de Marketing:
Construir fluxos das jornadas de compra, de ativação, de expansão, de indicação etc. Só a inteligência da automação para fazer os leads avançarem no processo de forma personalizada e em larga escala. - Qualificação da Base de Leads:
Qualificar e passar leads para Vendas, gerenciar e higienizar a base de leads etc. Só um robusto processo de qualificação para evitar desperdício de recursos e focar somente nos leads que são potenciais clientes. - Gestão de Sucesso do Cliente:
Dar suporte e consultoria, realizar revisão trimestral de sucesso, oferecer cursos e treinamento etc. Toda uma estratégia que combina atendimento, tecnologia e conhecimento técnico, para entregar sucesso!
Com a gestão em andamento, e seus respectivos projetos e atividades multidisciplinares a toda velocidade, é hora de pôr a sua máquina Inbound para análise e aprimoramento. Isto é, a partir deste ponto começaremos a mensurar resultados e a otimizar desempenho.
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Fase 3: Controle (Analysis & Optimization)
Tão importante quanto atingir a velocidade máxima do seu foguete, é garantir que o mesmo esteja no caminho certo. Sobretudo, que se torne uma verdadeira Máquina de Crescimento, com geração de demanda previsível, escalável e lucrativa.
Para isso, mensuramos constantemente os resultados e otimizamos progressivamente o desempenho, de modo a assegurar que as metas sejam atingidas, as oportunidades alavancadas, e o retorno sobre o investimento multiplicado.
E no contexto de uma máquina Inbound, isso significa analisar canais, processos e ações para entender a geração de resultados, assim como aprimorar canais e elementos para melhorar cada vez mais esses resultados.
Em rigor, a fase de controle é nada mais do que um misto entre um plano recorrente de serviços de mensuração de resultados e serviços pontuais de otimização de desempenho que incluem, mais especificamente e conforme necessário, as seguintes atividades:
- Mensuração de Resultados:
Gerar e analisar relatórios de atividades e de resultados (do operacional ao estratégico); relatórios de acompanhamento e de desempenho (funil, ork etc.); relatórios por pilares Inbound (marketing, vendas e negócio); relatórios por canais Inbound (busca orgânica, mídia paga, e-mail marketing etc.); relatórios de integração (leads qualificados, passados, aceitos etc.) e de otimização; relatórios de business intelligence (tendências, safras, ciclo de vendas etc.); e relatórios personalizados. - Otimização de Desempenho:
Planejar, executar e validar testes a/b para canais Inbound (landing pages, banners calls-to-action, campanhas de e-mail marketing, campanhas patrocinadas, posts do blog, páginas do site etc.) e por elementos Inbound (títulos, slogans, imagens/vídeos, descrições/benefícios, provas sociais, formulários, botões calls-to-action, layouts, versão mobile etc.).
Com o controle ativo, e suas respectivas atividades de mensuração de resultados e otimização de desempenho bem estruturadas, todas as fases da sua máquina de Inbound Marketing estão completas.
E isto significa que a partir deste ponto, só resta retroalimentar a máquina, de modo a alavancar o surto de crescimento e a dominação do seu nicho de mercado!
Hardwork Inbound Marketing
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Máquina de Crescimento: sua empresa está pronta para se tornar um foguete?
Se o seu negócio ainda não investe em sólidas estratégias digitais, ou já investe e não obtém resultados concretos, então está mais do que na hora de adotar a metodologia da Máquina de Crescimento.
Por melhor que seja o modelo de negócio da sua empresa, crescer exponencialmente exige enfrentar grandes desafios, o que com frequência inclui estruturar canais e processos escaláveis, investir em ativos baratos e ilimitados, validar gestão baseada em dados, etc.
É exatamente assim que um foguete Inbound Marketing faz a sua empresa crescer: com previsibilidade, escalabilidade e lucratividade – sobretudo esta última, diminuindo o custo de aquisição, reduzindo o tempo de retorno e aumentando o valor vitalício do cliente.
Sua empresa está pronta para se tornar um foguete? Vamos recapitular o que é necessário para essa transformação:
- Entender os macro-benefícios de investir em Inbound Marketing:
Construir uma Máquina de Crescimento, com demanda previsível, escalável e lucrativa. - Identificar as vantagens de contar com os melhores serviços:
Completos, de alto desempenho e consistentes ao longo do tempo. - Descobrir se a sua empresa tem #PerfilHardwork:
Solicitar um diagnóstico digital, incluindo nível de maturidade, viabilidade para investimento e expectativa de retorno. - Investir em um pacote de serviços de planejamento:
A elaboração de uma estratégia sólida e bem amarrada para o seu negócio obter resultados excepcionais. - Contar com serviços pontuais de ativação de canais e configuração de ferramentas:
O entremeio da implementação, a famosa “azeitada na máquina”. - Investir em um plano recorrente de serviços multidisciplinares:
Mais do que uma gestão eficiente, é a própria engrenagem da máquina Inbound. - Contar com um plano recorrente de serviços de mensuração de resultados e serviços pontuais de otimização de desempenho:
Controle ativo, crescimento garantido.
Trabalho duro é o caminho do sucesso!
Tenha em mente que transformar sua empresa em um foguete é sinônimo de prepará-la para um crescimento exponencial. E ainda que os resultados não venham de um dia para o outro, eles serão obtidos progressivamente em um ganho de longo prazo.
Construir uma verdadeira Máquina de Crescimento! Descubra se esse é o caminho para multiplicar os resultados do seu negócio: clique aqui e fale com um de nossos especialistas.
Há um mantra no Vale do Silício sobre aproveitar oportunidades que diz:
“Se te oferecerem um lugar em um foguete, não pergunte qual é o assento! Simplesmente embarque.”
Aqui na Ilha do Silício temos um bem mais simples:
“Vá com tudo ou vá para casa!”
GO HARD OR GO HOME!
Hardwork rules